Moda

Pinãtex: o couro ecológico

Quer ajudar flora e fauna ao mesmo tempo? Aposte no abacaxi. Isso mesmo: as plantações da fruta rendem muitas folhas que não costumam ser aproveitadas na agricultura – porém, as fibras de celulose presentes nelas são perfeitas para produzir uma espécie de couro. Ou seja, além de poupar animais, a alternativa ecológica utiliza um material que seria queimado e descartado. Para se ter uma ideia, cerca de 40.000 toneladas de resíduo de abacaxi são desperdiçados por ano!

2ff57b64c851ccb5cc46588809fda7e0

Quem criou o couro sustentável, chamado de Piñatex, foi Carmen Hijosa. Ela trabalhava como consultora na indústria de couro filipina durante os anos 90, e começou a procurar alternativas para o material porque estava descontente com os produtos no mercado – além disso, o preço do couro tradicional está subindo porque há menos animais para a produção.

PHOTO210399427_593333000801383_6494801396068817593_n

O bom do Piñatex é que ele se parece com uma lona, então é fácil de tingi-lo e lhe dar estampas e texturas diferentes. “Nós podemos fazer sapatos, bolsas, cadeiras, sofás, painéis. Ele até pode chegar aos interiores dos carros”, Carmen aponta. A empreendedora acredita que o novo material ainda vai conquistar o seu espaço no mercado, mas não como uma imitação de couro: “eu não fico muito feliz se [o Piñatex] se parece com couro, porque ele tem de se parecer com o mesmo”, diz. (Texto by  Estilo Catraca Livre).

c4ba2f72b6ca5aefbf463a386c300861

Atualmente é de insuma importância que moda e sustentabilidade andem de mãos dadas,e este é um projeto que além  de ser ecológico ainda é vegano,nesta nossa era de tecnologia utilizar de matéria prima que não seja de origem animal é algo que deve ser prioridade,pois as alternativas de materiais são várias,hoje até o que é lixo vira luxo.

Por hoje é isso,espero que tenham gostado dessa novidade criativa e sustentável!Beijo Grande e até mais ❤

Sigam o Rabiscomode nas redes sociais,tem várias dicas e inspirações o dia todo por lá:

Facebook ♥ InstagramPinterest ♥ Bloglovin


♥ ♥ ♥

 

 

 

 

 

Anúncios

6 comentários em “Pinãtex: o couro ecológico

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s